Capacitância de linhas de Transmissão

Em uma linha de transmissão a capacitância é resultado da diferença de potencial entre os condutores, ela faz com que estes condutores se tornem carregados de modo semelhante às placas de um capacitor entre as quais exista uma diferença de potencial.

A capacitância entre condutores é a carga por unidade de diferença de potencial, esta capacitância entre condutores em paralelo é uma constante que depende das dimensões e do afastamento entre os condutores.

O efeito da capacitância é geralmente desprezado para linhas menores que 80 quilômetros porque seu impacto é mínimo. O estudo da capacitância se faz necessário em linhas mais longas de tensões mais elevadas.

A corrente causada pelo carregamento e descarregamento alternados de uma linha devidos a uma tensão alternada é chamada corrente de carregamento da linha. A corrente de carregamento existe na linha de transmissão mesmo quando ela está em vazio. Ela afeta tanto a queda de tensão ao longo da linha quando o seu rendimento e o fator de potencia e a estabilidade do sistema ao qual pertence a linha.

A capacitância entre dos condutores de uma linha a dois fios foi definida como a quantidade de carga nos condutores por unidade de diferença de potencial entre eles.capacitivo

, onde q é a carga sobre a linha, em condutores por metro, e v é a diferença de potencial entre os condutores em volts.

A capacitância entre condutores de uma linha a dois é dada pela equação

capacitivo2

, onde o r é o raio externo real do condutor, D a distancia entre os condutores e a capacitância é dada por farads por metro. A partir da equação acima podemos encontrar a reatância pela equação.

capacitivo3

A capacitância linha-linha é a capacitância entre condutores em linhas trifásicas

A capacitância ao neutro ou capacitância à terra é a carga em um condutor por um unidade de diferença de potencial entre o condutor e a terra. Esta capacitância em linhas trifásicas com espaçamento equilátero e de linhas monofásicas é dada pela seguinte equação

capacitivo4

Para linhas áreas o valor de k é 8,85 x 10-12.

About these ads

Comments are closed.

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.