Circuito Puramente Resistivo, Capacitivo e Indutivo

Circuito Puramente Resistivo.

Um circuito é denominado puramente resistivo quando composto apenas por resistores ou um circuito RLC onde a reatância capacitiva e a reatância indutiva se anulam, ou seja, são iguais, XL = Xc .

Sabendo que a impedância é dada por

puramenteresistivo           (1)

Podemos concluir a partir da equação “1” que se Xc for igual a XL a impedância é igual à resistência logo o circuito é puramente resistivo.

A tensão aplicada e a corrente em um circuito puramente resistivo estarão em fase, isto ocorre por não existir ou ser anulada a ação reatância capacitiva e indutiva.

Em um circuito RLC a situação da tensão e corrente estarem em fase é conhecido como ressonância. O estudo da ressonância de um circuito é importante quando trabalhamos com fator de qualidade.

Circuito Capacitivo.

O circuito pode ser considerado capacitivo quando a tensão esta atrasada em relação a corrente. Em um circuito RLC isso ocorre quando a reatância capacitiva é maior que a reatância indutiva.

Em um circuito onde a reatância indutiva é zero temos que a tensão está 90° atrasada em relação a corrente. Quando essa situação ocorre temos um circuito puramente capacitivo.

A defasagem entre a tensão e a corrente é dada por

           capacitivo     (2)

Onde R é a resistência e Z a impedância dada pela equação “1”.

Circuito Indutivo.

O circuito pode ser considerado indutivo quando a tensão esta atrasada em relação a corrente. Em um circuito RLC isso ocorre quando a reatância indutiva é maior que a reatância capacitiva.

Em um circuito não há a ação da reatância capacitiva temos que a tensão está 90° adiantada em relação a corrente. Quando essa situação ocorre temos um circuito puramente indutivo.

Podemos encontrar a defasagem da mesma forma que procedemos em um circuito capacitivo.

About these ads

Comments are closed.

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.