Resistores

Para conseguirmos entender a resistência elétrica é necessário compreender o conceito de corrente elétrica e diferença de potencial.

Corrente Elétrico é o fluxo ordenado de carga elétrica através de uma determinada superfície.Esse fluxo ocorre por causa de uma diferença de potencial(ddp)e é explica através dos conceitos de campo elétrico.

Podemos definir uma corrente elétrica em um condutor por

corrente

Onde dq é a quantidade de carga (positiva) que passa no tempo dt por uma superfície hipotética que atravessa completamente o condutor. Por convenção, o sentido da corrente elétrica é tomado como o sentido no qual as cargas positivas se movimentariam. A unidade para corrente é o coulomb por segundo, também chamado de ampére(A).

A resistência elétrica é a característica presente em todo corpo de se opor(dificultar) a passagem de corrente elétrica. Cada tipo de material apresenta uma característica própria, uma resistividade própria.

Podemos definir a resistência R de um condutor é definida como,

resistencia

Onde V é a diferença de potencial entre as extremidades do condutor, e i é a corrente.

A unidade de resistência no SI é o ohm(Ω):

ohm

Esta unidade é assim chamada por causa de Georg Simon Ohm, formulador da lei de Ohm. Essa lei afirma que a corrente através de um dispositivo é sempre diretamente proporcional à diferença de potencial aplicada ao dispositivo.

A partir dessa definição que conseguimos definir a resistência em um condutor apresentada acima, entretanto esta afirmativa só é correta em certas situações, mesmo assim o termo “lei” é usado por questões históricas.Um dispositivo condutor obedece à lei de Ohm quando a resistência do dispositivo independe da intensidade e da polaridade da diferença de potencial aplicada.

A resistência R de um fio condutor de comprimento L e seção transversal uniforme é

resistividade

Os resistores são elementos de circuito que consomem energia elétrica, convertendo-a integralmente em energia térmica. A conversão de energia elétrica em energia térmica é chamada de Efeito Joule.

A taxa de transferência de energia elétrica para térmica ao percorrer um dispositivo, ou seja, a potência dissipada é definida como;

potencia

Se o dispositivo for um resistor dizemos que é uma dissipação resistiva e podemos definir como;

potencia2

Em um circuito RLC o resistor ajuda a amortizar as oscilações. Isso ocorre porque em RLC existe uma resistência R que diminui a energia total do sistema quando a energia é transferida para energia térmica.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s