Efeito Pelicular

Do inglês skin effect, esse efeito é frequentemente encontrado em sistemas de transmissão baseados em corrente alternada. Acontece que em sistemas de corrente contínua, a corrente elétrica se distribui de maneira bastante uniforme através da secção do condutor, entretanto em C.A. com o aumento da frequência, essa desuniformidade se torna mais acentuada, aumentando as diferenças entre as densidades de carga em determinados pontos da secção transversal do condutor.

Ocorre então a diminuição da densidade de corrente no interior do condutor e o aumento da corrente na coroa mais externa, produzido pela ação do campo eletromagnético alternado que é aplicado no mesmo.

A esse fenômeno damos o nome de efeito pelicular, ele é, portanto uma deficiência no transporte de energia, pois ao tentar transmitir a energia até certo ponto, ao ser afetado por esse efeito, a mesma pode atingir um ponto diferente do que se imaginava.

O efeito pelicular se evidencia mais fortemente em frequências mais altas, e a distribuição da densidade da corrente se faz em função do material e da frequência.

É importante entendermos o termo “Profundidade de Penetração” que se trata da distância em que a densidade de corrente decresce de 63%, essa distância pode ser calculada pela seguinte fórmula:

efeitopelicular

 

onde,

ρ = é a resistividade volume em ohm-metros;

f = é a frequência em hertz;

μ = é a permeabilidade em Henry / m.

Costuma-se utilizar cabos anulares (ocos) para atenuar o efeito pelicular.

Por consequência desse efeito, é necessário considerar dois tipos de resistências, sendo elas, a “Resistência CC” e a “Resistência CA”, resistências essas que serão abordadas em outro momento.

Definições sobre Fios e Cabos:

O fio é um condutor sólido, maciço em geral de seção circular, com ou sem isolamento.

Cabo é um conjunto de fios encordoados, podendo ser isolados ou não, conforme sua aplicação. Normalmente os cabos apresentam boa flexibilidade, se comparados com fios de mesma capacidade de carga.

Os fios e cabos são normalizados em diferentes escalas e padrões internacionais, as mais conhecidas são:

  • American Wire Gauge (AWG) ou Brow & Sharp (B&S),
  • utilizada nos EUA :
  • Birminghan Wire Gauge (BWG), utilizada nos EUA;
  • Escala Milimétrica, utilizada na França, Alemanha, Suécia e também no Brasil;
  • Escala de Paris;
  • SWG Standard Wire Gauge, utilizada na inglaterra.

 

 

 

Comments are closed.