Sobre Nós

Leovir Cardoso Aleluia Júnior e Danilo Platiny Costa Rocha. Somo alunos do Instituto Federal de Goiás, acadêmicos do curso de Engenharia de Controle e Automação. Sob a orientação do professor Doutor Samuel César Mota de Paula, desenvolvemos a ideia de simular linhas de transmissão.

Seguindo todo o regulamento da instituição, inscrevemos o nosso projeto d iniciação científica conforme edital publicado pelo Instituto Federal de Goiás, ao fazê-lo, inscrevemo-nos para a modalidade PIBIT que oferece bolsa financiada pela CAPES . O projeto fora julgado e considerado de acordo com as especificações do edital, assim, começamos a desenvolver o nosso projeto em Setembro de 2012 e temos de termina-lo em julho de 2013.

Nosso projeto é totalmente executado no ambiente do instituto, contamos não só com o nosso orientador, mas também com demais professores relacionados a área, além disso, estamos desenvolvendo toda codificação no Matlab e por questões de comodidade, pretendemos no futuro próximo, converter os códigos gerados para o Octave.

Mas o que o nosso projeto propõe?

O projeto propõe o estudo dos conceitos envolvendo linhas de transmissão, tensão, capacitância, impedância entre outros conceitos, com o objetivo de desenvolver um ambiente computacional de simulação de linhas de transmissão que permita a análise das alterações de carga e a relação de impedância e capacitância. Após o desenvolvimento do ambiente de simulação, o mesmo poderá ser usado como material de apoio didático a docentes e principalmente discentes das Universidades e Institutos Federais além é claro para qualquer estudante de nível superior ou técnico relacionado à área.

Como já foi dito, o nosso projeto se dirige também a área didática, tanto que esse blog é justamente para auxiliar os estudantes e professores na busca de material didático para melhorar suas aulas, contextualizá-las e/ou torna-las mais atrativas aos alunos.

Atualmente, o campo de estudo vinculado à engenharia que tem maior complexidade é o estudo dos SEP’s (“sistemas elétricos de potência”, que são grandes sistemas que englobam geração, transmissão e distribuição de energia elétrica), portanto é essa mais uma motivação para o desenvolvimento desse estudo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s